Nas postagens anteriores abordamos a comunicação dentro das empresas e organizações. Agora, vamos falar um pouco sobre a Comunicação, em geral, segundo a Revista Literária.
Comunicação é um processo de troca de
informações, usado para influenciar o comportamento dos outros. Trata-se
de um processo interativo, que se relaciona com todas as áreas do
desenvolvimento humano. A comunicação ocorre quando alguém transmite
ideias ou sentimentos para outras pessoas, e sua eficiência pode ser
avaliada pela semelhança entre o que foi emitido e o que foi entendido
pelo receptor.
Sendo assim, mais do que uma simples
transmissão de mensagem, a comunicação provoca uma reação ou
entendimento na outra parte, os quais, devem merecer a atenção do
emissor.
Não podemos, portanto, fornecer nenhuma
receita, porque emissor, receptor e canal são dinâmicos, sujeitos a
mudanças constantes. O comunicador deve avaliar o cenário, para aplicar
a estratégia mais adequada.
Emissor Aquele que diz
algo a alguém, e a qualidade da mensagem que ele envia está ligada a
diversos fatores, entre eles a timidez, o grau de empatia com o
interlocutor, o momento emocional de ambos, entre outros.
Receptor Aquele com quem o
emissor se comunica. Sabemos que o receptor nunca recebe mensagens de
forma passiva, por esta razão é que os agentes de um processo de
comunicação devem interagir. É preciso saber “com quem” estamos falando,
para identificar seus filtros de percepção, suas carências,
temperamento.
Mensagem A informação que o
emissor transmite. Os maiores comunicadores que o mundo conheceu, não se
prenderam a interpretação literal de uma mensagem, mas sim a todo o
contexto em que ela se encontra. “Castelos de Areia”, por exemplo, pode
estar em sentido figurado ou real, pode ainda representar uma observação
carregada de cinismo. Na verdade, a mensagem sozinha representa muito
pouco do que se pretende informar, pode até te conduzir para
interpretações enganosas e a criação de falácias.
Canal Meio oral,
escrito, eletrônico que conduz a mensagem ao receptor. Cabe lembrar que,
com tantos canais disponíveis, como internet, celular, passamos por uma
crise de conteúdo. O excesso de informações também compromete a
credibilidade das mesmas.
A linguagem serve para representar o
pensamento (idéias e sentimentos), por meio de um sistema organizado de
códigos que permitem a interação entre as pessoas. A linguagem pode ser
verbal (escrita ou falada) ou não verbal (Gestos, expressões,
fisionomias).
Os sinais não verbais são tão
importantes, que há um estudo d Albert Mehrabian, doutor pela
Universidade da Califórnia, que afirma o seguinte sobre o aproveitamento
da comunicação:
Comunicação Face A Face
55% linguagem corporal
38% tom de voz
7% palavras usadas
Comunicação
Telefônica 82% tom de voz
18% palavras usadas
Filtros
São mecanismos sensoriais que nos
permitem ter diferentes sensações e percepções do mundo que nos cerca.
Diariamente somos bombardeados com uma quantidade de informações que não
conseguimos assimilar em sua totalidade, então, “captamos” somente
aquilo que nos interessa. Quando a esposa fica grávida, o marido começa
a ver um número exorbitante de grávidas em todo lugar. Não é que
aumentou o número delas no planeta, simplesmente o marido fica “ligado”
a esse tipo de ocorrência. O mesmo acontece com o carro que você acabou
de comprar. Mesmo sem se dar conta, você abre as portas da sua percepção
de acordo com seus interesses.
A percepção que temos do mundo exterior,
não o retrata com precisão, porque o indivíduo não é um receptor
passivo. Diante dos múltiplos estímulos, o ser humano seleciona e
discrimina de acordo com seus valores biológicos e sociais, de forma que
cada um os interpreta de diferentes modos, à sua maneira.
São obstáculos que ocorrem no canal de
comunicação e dificultam a interpretação da mensagem. O ruído pode ser
um barulho no ambiente, uma mancha sobre textos escritos, e pode ter
origem em qualquer um dos elementos da comunicação (Emissor, receptor ou
canal).
É na mente do receptor que a mensagem
adquire sentido. Todos nós
temos a tendência para acreditar que as palavras vão transportar o
sentido que desejamos para o receptor, o que nem sempre acontece. O
entendimento da mensagem será influenciado pelo temperamento, pelo grau
de envolvimento entre os interlocutores, etc. Quando está tudo bem entre
um casal e a esposa avisa que vai tomar umas cervejas com as amigas, é
exatamente isso que o marido entende, e não vê problema nenhum. No
entanto, se o casal passa por uma crise, e a esposa informa que vai
sair, o marido “entende” intenções diferentes, que ela está tendo um
caso extraconjugal, e até piora a crise.
Fatores que podem
distorcer o entendimento de uma mensagem
O conteúdo emotivo em um dos agentes.
A linguagem com possibilidade de dupla
interpretação
Presunção de entendimento (Pensar que o
outro raciocina igualzinho a você)
Diferentes níveis intelectuais entre o
emissor e o receptor
Mensagens muito longas, ou com trechos
desnecessários.
Distração (Fatores externos que
influenciam)