Todos os
dias, usamos a comunicação visual, ainda que muitos não saibam o que ela
significa e para quê serve, estamos cercados por elementos e informações que
servem para comunicar uma localização, um aviso, um nome, e outros dados.
Especificamente,
o que caracteriza uma empresa e/ou produto, é sua identidade visual e como ela
chega ao consumidor final, o público. É um símbolo gráfico que leva ao mercado
a divulgação de uma marca, com o objetivo de criar então, uma identidade que seja
adequada e que tenha a cara de um produto ou serviço.
É
importante para uma empresa vender um produto de qualidade e serviços
eficientes, mas de nada adianta se isso não chegar de forma clara ao seu
publico alvo. Aqui entra a comunicação visual.
Uma boa
logo que represente a empresa, cores adequadas para cada tipo de segmento (sim,
isso é importantíssimo!), elementos que se adequem ao que é oferecido e, claro,
a divulgação do produto/serviço para o cliente final. É o conjunto desses itens
que faz com que uma marca seja encontrada e lembrada pelos clientes.
Além de
levar informação de venda, também faz parte da comunicação visual informar processos,
regras e ajudar na organização interna de uma empresa, sinalizar de forma adequada
um estacionamento ou espaço público, criar manuais internos e muito mais.
Hoje com
a tecnologia e novos materiais, há inúmeras formas de alcançar resultados mais eficazes
e econômicos com a comunicação visual. Totens, placas, banners ou até mesmo um simples
adesivo, pode fazer uma grande diferença no seu negócio. Formas simples e de
baixo custo que com certeza farão diferença na forma como o cliente olha para
sua empresa.
Vale
lembrar que é ideal contratar um profissional adequado na hora de criar sua comunicação.
De nada adianta utilizar os melhores materiais e formatos, se o design não estiver
agradável, direto e eficaz. Lembre-se que uma boa logo diz muito sobre o seu
negócio, e aquela velha história de “um amigo de um amigo mexe no computador e
pode fazer”... geralmente pode não ser uma boa ideia! A comunicação visual
funciona de forma integrada, com materiais que conversam entre si e que fazem
sentido para o cliente.
Por Anna Martinelli, associada, designer gráfico formada pela UFPR, pós graduada pela FAE,
Nenhum comentário:
Postar um comentário