O
artigo, A internet como meio de comunicação: possibilidades e limitações, foi
escrito por Luiz Monteiro, em 2011.
A
internet foi criada como um veículo de comunicação alternativo, e ainda hoje é
utilizada principalmente com esse propósito. Menos invasivo que o telefone e
menos formal que uma carta, o e-mail, por exemplo, é atualmente a principal
forma de utilização da Rede. Segundo uma recente pesquisa Cadê/Ibopev, o uso correio
eletrônico é a atividade mais frequente de 39% dos usuários brasileiros,
superando até mesmo a navegação na WWW em busca de informações sobre produtos e
serviços (35%).
Além
disso, também é comum o uso de softwares que permitem a utilização da internet
como um canal de voz, como uma opção mais econômica para os telefonemas
internacionais e interurbanos.
Portanto, sem dúvida a
internet é um meio de comunicação interpessoal. Mas será que podemos
classificar a internet como um meio de comunicação de massa?
A internet é uma espécie de
meio “híbrido“: embora criado como meio de comunicação interpessoal, tem
características de meio de comunicação de massa. No entanto, também pode negar
essas mesmas características. Na realidade, tudo depende do uso que estará
sendo feito da Rede.
Segundo Castells (1999, p.385),
“embora realmente esteja revolucionando o processo de comunicação e por meio
dele a cultura em geral, a CMC [comunicação mediada por computadores] é uma
revolução que se desenvolve em ondas concêntricas, começando nos níveis de
educação e riqueza mais altos e provavelmente incapaz de atingir grandes
segmentos de massa sem instrução, bem como países pobres”.
Olá Suelen!
ResponderExcluirO seu blog está muito bem estruturado e nos convida a leitura...os artigos foram muito bem escolhidos!
Parabéns!