quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Comunicação empresarial versus comunicação organizacional: novos desafios teóricos

O artigo abaixo foi escrito por Onésimo de Oliveira Cardoso. Este artigo tem como objetivo refletir sobre os limites da abordagem da comunicação empresarial e analisá-los, tendo como pano de fundo as ideias de Genelot (2001)1 sobre estratégia da comunicação num ambiente de incerteza e complexidade. A perspectiva é desenvolver alguns fundamentos de uma nova dimensão da comunicação organizacional e enriquecer os seus aportes teóricos. A informação e a comunicação têm, cada vez mais, assumido um papel importante na prática de gestão empresarial no mundo globalizado. O chamado campo de estudo da comunicação empresarial tem sido, nas últimas décadas, a área de fundamentação teórico-conceitual e de desenvolvimento de práticas comunicacionais que permite às empresas desenvolverem suas estratégias de negócios. No entanto, as transformações constantes ocorridas no campo sociopolítico e no econômico e o avanço significativo de tecnologias de informação têm colocado em xeque os fundamentos da disciplina comunicação empresarial e permitido a elaboração de novos enfoques teóricos, epistemológicos e técnicos que mudam significativamente a maneira de entendermos a informação e a comunicação na gestão dos negócios. Tais enfoques configuram a nova dimensão da comunicação organizacional de que estamos tratando, uma dimensão que deixa claro que não se pode mais aceitar que o processo de comunicação, mantendo-se com seus modelos homogeneizados, verticalizados e com ênfase na instrumentalidade da comunicação.

No âmbito interno das organizações empresariais, as relações com os empregados, os diferentes estilos administrativos, assim como as ações humanas, demandam novos rumos de gestão que superem os modelos lineares, verticais e impositivos e alcancem novas formas de ação administrativa que envolvam e valorizem o trabalho em equipe baseado na maior participação e autonomia dos envolvidos. Na esfera externa, as relações empresariais demandam propostas inovadoras para as atividades de serviço, de mercado e de marketing e especial atenção para as questões culturais, éticas e sociais que envolvem as ações organizacionais. Em qualquer desses âmbitos, faz-se evidente a presença de processos e ações de comunicação que não devem ser entendidos como complementos da estratégia organizacional, mas como componentes essenciais na construção de uma estratégia comum.

terça-feira, 1 de setembro de 2015

A importância da comunicação nas organizações



          O artigo abaixo foi escrito por Bruno Rodrigo de Souza, Laisa Juliana Zucco Fantini, Simone Dallagnoli, Sonia Moresco.  O artigo aborda o tema através de pesquisas bibliográficas onde  será  analisada  a  importância  da  comunicação  nos  relacionamentos, objetivos  e  desenvolvimento  da  organização. O artigo  está baseado  numa  abordagem  qualitativa,  apresentando  a importância  e  a prevenção da comunicação dentro das organizações, pois vem a interagir para uma  melhor  imagem  da  empresa,  o  melhor  relacionamento  organizacional buscando atingir seus objetivos.
          De acordo com Chiavenato, a Comunicação  é  a  troca  de  informações  entre  indivíduos.  Significa tornar  comum  uma  mensagem  ou  informação. Constitui  um  dos processos  fundamentais  da  experiência  humana  e  da  organização social. E, em  todas  as  esferas  da  atividade  humana,  as  mais  variadas  sempre estão  relacionadas  com  a  utilização  da  comunicação. Desta  forma  podemos perceber que a comunicação como um todo, serve para  organizar e controlar.  A  comunicação  se  bem  administrada  oferece  a  qualquer  empresa  agilidade e clareza, sendo ela a responsável pelo desenvolvimento humano e de sua organização. Tudo que é construído, ou destruído, é pela comunicação ou falta dela.
          Segundo Nassar (2004), afirma que Aos  gestores  cabe  prestar  atenção  as  mudanças  na  sociedade  e antecipar-se a um modelo diferente de relacionamento. A auto-estima dos trabalhadores, o sentimento de identidade com a organização, a responsabilidade com o trabalho, a produtividade e a competitividade, entre outros indicadores, com certeza, não são estimuladas por uma comunicação  interna  que  os  despreza  ou  subestima. Ou seja, a comunicação  pode  e  deve  ser  utilizada  para  estimular,  motivar  e melhorar  a  imagem  da  empresa,  mas  sua  prioridade  nas  organizações  é solucionar  problemas,  gerar  e  facilitar  a  compreensão  entre  pessoas  com diferentes pontos de vista.
          A comunicação  é  o  caminho  certo  para  a  compreensão  da empresa  no  seu contexto  interno  e  externo,  provocando  uma  harmonia no  conjunto,  gerando uma  sinergia  positiva  em  todos  os  setores,  provocando  uma  satisfação  no contexto.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

O papel da comunicação nas organizações

Luciana Jacomini

Faculdade de Agudos - FAAG


          O artigo resumido tem como proposta mostrar que é possível alcançar os objetivos organizacionais com um orçamento enxuto, além de otimizar os resultados, customizar as ações, motivar os funcionários e minimizar os conflitos, desenvolvendo uma comunicação interna eficiente e customizada nas organizações. Fazer com que as organizações utilizem a comunicação interna como uma ferramenta fundamental, para obtenção de excelentes resultados no que se refere ao aumento de produtividade, ao ganho financeiro e a própria sobrevivência delas. Além de propor às organizações o entendimento da importância da comunicação interna, para que se evite o acontecimento de falhas no processo como um todo.

         Segundo Pinto (2009), a comunicação interna precisa ser vista dentro de conceitos estratégicos, desempenhando a função de coordenar o processo de formulação das mensagens que a corporação transmitirá a todos os seus públicos, especialmente quando se tratar dos temas sensíveis. Destaca também, que é preciso desenvolver os canais mais adequados para cada tipo de mensagem e para cada público, desenvolver mecanismos de feedback sobre a efetividade da comunicação e finalmente construir relacionamentos leais e duradouros por meio de processos estruturados de diálogo. Para isso, a organização necessitará desenvolver um planejamento integrado de ações de comunicação, estabelecendo os objetivos e definindo programas de ação necessários para atingi-los. A imagem de uma organização depende da impressão que ela gera em cada um de seus públicos.
          A comunicação interna atua na empresa como vários fatores de sucesso:

1.Fator Estratégico quando proporciona a troca de conhecimento, na divulgação de informações, de objetivos estratégicos e aspectos da cultura organizacional, criando uma linguagem única compreensíveis a todos os níveis e incentivando o debate em um ambiente no qual os colaboradores têm liberdade para discutir questões relevantes em um espaço realmente integrado.

2.Fator de Integração quando incentiva o diálogo e por meio deste são estabelecidas relações estáveis e duradouras, fundamentais para a criação um ambiente favorável à troca de experiências e de conhecimentos, integrando os clientes internos aos objetivos e metas da organização.

3.Fator Motivação e Satisfação, quando os clientes internos têm acesso às informações e a oportunidade de externar suas opiniões - liberdade de participação
          De acordo com a pesquisa de Prochnow et al. (2005), conclui-se que as falhas de comunicação interferem no bom andamento dos processos dentro das empresas, causando prejuízos e interferindo desde a qualidade até o prazo de entrega dos produtos finais. Os fatores responsáveis por falhas de comunicação dentro das empresas de acordo com a pesquisa realizada, por ele, foram:

- Falta de percepção das lideranças nas pessoas coordenadas, atuando de forma única de acordo com as características cognitivas de cada indivíduo;

- Falta de feedback sobre o serviço realizado, causando desmotivação; Preconceito com os colegas de trabalho (intolerância à erros);

- Falta de humildade para aceitar que ideias alheias possam ser muito úteis para a melhoria de processos.

            Diante desse apanhado teórico, concluímos que a comunicação deve ser realizada de forma direta, adequada, precisa, clara e objetiva, pois se assim não for, causará vários transtornos, comprometendo a produtividade da organização, individualmente de um setor, ou da organização como um todo, e gerar conflitos em um ou entre mais departamentos, além da perda de tempo para reverter situações críticas, provenientes de um boato criado dentro de uma organização.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

INTRODUÇÃO

Bem vindos ao Blog da Comunicação.

Neste blog irei tratar sobre a importância da comunicação organizacional, uma vez que ela abrange todas as formas de comunicação utilizada pela organização para relacionar-se e interagir-se com todos os envolvidos em seu processo de produção, seja direta ou indiretamente.  Ou seja, o sucesso de  uma  organização,  entre  outras  variáveis,  vai  depender  diretamente  do conhecimento que os  gestores têm para administrar suas habilidades  enquanto grupo, de transformar ativos em atitudes eficazes tendo como uma de suas competências se comunicar de forma  adequada  com  todos  os  seus  públicos.
          
A comunicação organizacional vem sendo  tema de muita pesquisa, uma vez que as organizações necessitam ter novas posturas de gestão em função de modificações que ocorreram no ambiente, sendo ferramenta importante para a construção/destruição de sua imagem. E neste espaço buscaremos compreender melhor sobre este mecanismo de grande importância para as organizações.